Se você quer iniciar um novo negócio na Internet e está se perguntando o que vender na Internet, saiba que é possível vender quase tudo na Internet. Mas, precisamos ver o que é viável vender pela Internet e o que não é.
Neste artigo, falaremos sobre o que vender na Internet de forma direta, ou seja, através de um e-commerce ou qualquer outra plataforma que conclua toda a venda pela Internet. Por falar em e-commerce, quero deixar uma dica aqui: O principal fator de sucesso de um e-commerce é conseguirescalonar as vendas sem precisar escalonar os custos. Se você vende R$ 10.000,00 em produtos hoje e tem uma despesa fixa de R$ 1.000,00, você deverá ser capaz de vender R$ 20.000,00, com uma despesa de R$ 1.200,00 ou os mesmos R$ 1.000,00. Se você conseguir implantar esse processo no seu e-commerce, você estará fadado a ter sucesso, pois esse é o modelo das grandes empresas de e-commerce no Brasil, que já sabem o que vender na Internet há tempos.
Nicho é massa
Produtos de alcance de massa (celulares, TVs, livros, etc.) são mais difíceis de vender na Internet, pois já existem muitas empresas grandes que os oferecem. O ideal é que você escolha produtos de nicho e se especialize neles, pois estes produtos de nicho, muitas vezes, acabam se tornando produtos de massa na Internet. Mas, você deve estar se perguntando, “por que vender produtos de nicho na Internet pode se tornar um negócio de massa?” Porque nós já somos cerca de 78 milhões de pessoas conectadas (segundo Ibope) e, imagine, quantas destas pessoas não estão procurando por um produto de nicho neste momento, como um sabonete para pele oleosa. Pois é, esta é a lógica de vender na Internet. Agora, imagine você vendendo outros diversos produtos de nicho como: sabonete para pele seca, sabonete para pele clara, sabonete para pele escura, etc. Todos somados podem te render uma boa massa e um bom lucro. Isso é o que chamamos de Cauda Longa.
É claro que é necessário pesquisar antes se já não existem outras boas empresas vendendo os mesmos produtos de nicho que você escolheu e, então, fazer uma avaliação.
Valor do produto vale o frete?
O ideal é que você venda na Internet produtos com bom valor agregado, pois dependendo da localização do seu cliente e da sua empresa, o frete pode acabar saindo mais caro do que o próprioproduto. Pense na hipótese de estar em São Paulo e vender um produto de R$ 10,00 e de baixo valor agregado para Manaus. Com certeza o frete sairia mais caro que o produto e isso inviabilizaria a sua venda.
Consulte o preço do frete do produto que você quer vender para os locais em que você acha que a procura será maior. Isso faz parte do plano para descobrir o que vender na Internet.
Venda pra quem está e pra quem procura algo na Internet
De nada adianta saber o que vender na Internet, se o público para quem você quer vender não está na Internet ou não procura pelo seu produto. A maior parte dos usuários de Internet no Brasil tem menos de 35 anos. Apesar do número de usuários acima de 35 estar aumentando, a maior fatia dos usuários ainda esta nessa faixa etária, e se seu produto é voltado para eles, seu público está na Internet.
O artigo Identificando oportunidades de negócio usando o Google fala sobre a relação direta entre a intenção de compra e as buscas no Google. Convido o leitor a ler este artigo também, com o objetivo de descobrir o que vender na Internet.
Serviços digitais em escala
Uma boa resposta para a pergunta “O que vender na Internet?” é: venda serviços digitais. Sejam eles softwares, e-books, manuais, cursos on-line, conteúdo exclusivo ou outras formas de transmitir informação online. Esses serviços são excelentes para vender na Internet, pois tem o fator escalabilidade, mencionado no início deste artigo, e não demandam tanto gasto após estarem prontos.
Conclusão: Planeje-se para saber o que vender na Internet!
Agora que você já tem uma idéia sobre o que vender na Internet, não se esqueça de planejar. O planejamento é essencial para qualquer negócio, seja ele na Internet ou fora dela. Uma dica é vender na Internet algo com que você se identifique, pois não adianta apenas oferecer um produto ou serviço que não lhe traga nenhum prazer. A motivação pode acabar com o tempo.
Lembre-se também de incluir neste plano de negócios a divulgação, que na maioria das vezes é feita através de um planejamento de marketing digital. Já que o produto será vendido na Internet, nada melhor do que a própria Internet para divulgá-lo. Vejo muitos empresários pensarem que é necessário apenas colocar um site ou uma loja virtual no ar, que as vendas “cairão do céu”. Não é bem assim, uma das maiores primícias de uma loja virtual, por exemplo, é ser encontrado pelo cliente (otimização de sites (SEO), links patrocinados, redes sociais, etc.), senão você acabará sendo igual a uma loja de rua sem fachada, onde ninguém entra, porque não sabe que ela existe. Pense nisso!
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Acabe com suas duvidas sobre o que vender na sua loja!
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