sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Como fazer propaganda no Facebook?

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Vamos comparar as campanhas do Facebook às campanhas do Google, levando em consideração as possibilidades de segmentação. Vamos também expor algumas fragilidades do Facebook para as empresas, para que você possa ter mais fatores a considerar na hora de decidir aonde irá aplicar o seu orçamento para campanhas online.


Anunciar na Rede Social


Antes de mais nada, é importante lembrar que quem está navegando numa rede social definitivamente não quer ficar recebendo anúncios, ou ser obrigado a ter publicações promovidas na sua página principal.


Os amigos e as empresas que ficam publicando anúncios e propagandas muito comerciais também podem ser vistos como chatos, pois trazem para um ambiente de descontração a mesma poluição de anúncios que encontramos em outros sites.


Segmentação do Facebook X Segmentação do Google


Uma das principais diferenças entre as campanhas no Google AdWords e no Facebook – além da inexistência de promoção na busca no Facebook – são os critérios de segmentação.


Os filtros de segmentação do Facebook são:



  • Gênero

  • Faixa etária

  • Data de aniversário

  • Localização – país, estado e cidade, mas no Brasil ainda não temos tanta especificadade

  • Opções curtir e interesses

  • Interessados em homens ou mulheres

  • Status de relacionamento

  • Língua

  • Educação – ensino médio, superior

  • Locais de trabalho

  • Conexões – pessoas que já estão conectadas a uma página específica, evento, grupo ou aplicativo

  • Amigos conectados – segmentar para pessoas que possuem pelo menos um amigo conectado com o que você deseja


Já os do Google são:



  • Localização – país, estado e cidade (em alguns países chega a nível de bairro)

  • Idioma

  • Dispositivos (desktop ou dispositivos móveis)

  • Busca ou em toda a rede do Google


No AdWords, é possível também segmentar para uma área ao redor de um local específico. Embora pareça que o AdWords tem menos opções, um infinito universo de segmentação é possível pelo uso correto da combinação de palavras-chave para cada produto ou serviço que você tenha. Ou então poderá fazer uma campanha genérica para um set amplo de palavras-chave.


Importante também no AdWords é a possibilidade de usar palavras-chave negativas, o que é fundamental para muitas campanhas.


Você poderá, por exemplo, mostrar o seu anúncio para as combinações de palavras-chave contendo “ventiladores de teto”, mas excluindo “revenda” e “manutenção”. Se você somente vende ventiladores de teto e não os fornece para revenda e nem faz manutenção, seu anúncio não aparecerá para essas buscas e você não irá jogar dinheiro fora!


Publicações Promovidas no Facebook


As publicações promovidas servem para divulgar as suas postagens para um grande público, e você paga de acordo com a quantidade prevista de visualizações que a sua publicação terá. É possível pausar a postagem, mas ela só será visível para os usuários até 3 dias da sua publicação.


Dessa forma a sua publicação será mostrada no topo do feed de notícias da quantidade de pessoas para as quais você está promovendo a sua postagem. Você poderá escolher quem será o seu “público-alvo”, se serão apenas amigos que curtem a página, amigos desses amigos ou então pessoas com interesses específicos.


Você também poderá filtrar a exibição das suas publicações promovidas por língua e por locais. O Facebook também disponibiliza um relatório da performance da sua publicação promovida, mostrando quantas pessoas a viram de forma orgânica, quantas pela promoção e quantas pelo efeito viral.


A Pressão dos Stakeholders Depois da Abertura das Ações


Depois da abertura do Facebook na bolsa de valores em maio de 2012, podemos esperar cada vez mais surpresas para monetizar ainda mais a rede social. Agora com tantos investidores, o Facebook é alvo de especulação e os gestores percisarão mais do que nunca gerar lucro para não desanimar os seus investidores, e não perder valor de mercado.


Mudanças Constantes no Layout


Outra complicação do Facebook é a sua constante mudanças de layout, sem dar as opções para usuários de aceitá-las ou não. Muitas opções importantes de controle de privacidade foram removidas ou alteradas, impedindo que os usuários tenham controle sobre que aparece no seu feed de notícias.


Você deve tomar cuidado com isso, pois se comprar os anúncios pagos para o feed de notícias, terá mais visibilidade, mas também irá irritar muitos usuários, que vão se perguntar: ‘por quê essa empresa apareceu no meu feed, se eu nunca interagi com ela antes?’. Assim, você corre o risco de gastar dinheiro à toa, mostrando anúncios para pessoas que você não sabe se estão ou não interessadas no seu produto ou serviço.


Então, se você for mesmo promover publicações no Facebook, utilize um conteúdo mais amigável para os usuários, veicule informações extremamente relevantes e campanhas criativas. Se é para aumentar a visualização das suas publicações, que seja para promover um bom conteúdo.


Medidas de Desempenho


Outro detalhe importante é saber medir o sucesso das suas campanhas no Facebook. O que vale para você os ‘curtir’ e ‘compartilhar’? Pode significar apenas mais popularidade para sua marca, mas se você uma loja virtual e está à procura de um aumento significativo nas vendas ou quer desovar o estoque de uma linha específica de produtos, pode ter certeza que você estáperdendo potencial de vendas anunciando numa rede social.


Busque outras formas de anúncios, sobretudo aquelas que mostrem uma medida mais precisa do desempenho da sua campanha, para que você possa saber com clareza qual foi, afinal, o verdadeiro Retorno Sobre o Investimento.


Num próximo artigo falaremos sobre os KPI – key performance indicators(indicadores-chave de performance) para vários tipos de campanhas online.


Faça Publicações Orgânicas


Acredito que, no caso do Facebook, criar publicações interessantes e buscar o engajamento dos usuários de forma orgânica faz muito mais sentido – para os usuários e para a empresa – do que utilizar anúncios pagos ou promover publicações.



CONCLUSÃO


O Facebook é um local para falar com os amigos, participar de brincadeiras e descontrair. Se o seu negócio é direcionado para outras empresas (B2B), seguramente deverá recorrer a outras formas de campanhas online, como o Google AdWords.


Se os seus clientes são pessoas físicas, coloque-se no lugar do usuário que será alvo da sua campanha. Produza um conteúdo realmente relevante para o seu usuário, sem colocar conteúdo “spam”.


As campanhas do Facebook valem a pena quando os seus critérios de segmentação favorecem o seu produto ou serviço.


Se a sua empresa trabalhar em um nicho específico, talvez a segmentação por palavras-chave – e palavras-chave negativas – do Google AdWords consiga atingir o seu público-alvo com muito mais precisão do que a segmentação por interesses do Facebook.


Se esse for o seu caso, considere fazer campanhas no Google AdWords, Display Advertising e também SEO, que é Otimização Para os Mecanismos de Busca. Para os nichos, esses serviços apresentam o maior retorno sobre o investimento.



Como fazer propaganda no Facebook?

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