quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Como ser o primeiro nas buscas do Google!

busca


Busca Paga X Busca Orgânica


Os resultados da busca no Google são divididos em duas partes: buscas pagas e buscas orgânicas. As buscas pagas – Google AdWords – são os 10 primeiros resultados, sendo que os 3 primeiros na coluna principal – com fundo amarelo – e os outros 7 na coluna da direita.


As buscas orgânicas estão localizadas abaixo dos 3 anúncios pagos, também na coluna principal.


Para aparecer nas pesquisas pagas, você deve utilizar a plataforma Google AdWords, que é um grande leilão de cliques em que as empresas dão um lance para cada palavra-chave, e um algoritmo determina a sua posição.


Para aparecer nas orgânicas, seu site precisa ser indexado pelo Google para as palavras-chave desejadas. Você poderá contratar o serviço de SEO – Otimização de Sites para Mecanismos de Busca, garantindo que as suas posições sejam alcançadas e mantidas.


Como Escolher Entre Cada Tipo De Busca?


Para definir se é mais vantajoso para você aparecer nas buscas pagas ou nas orgânicas, você deve levar em conta:



  • O tipo de produto ou serviço

  • Competição

  • O que os concorrentes estão fazendo

  • Custo para aparecer emcada tipo de busca


A escolha depende também do objetivo que você deseja para a sua campanha online. Se você tem uma loja virtual e quer promover produtos específicos com uma grande quantidade em estoque, o AdWords é a solução mais rápida, pois você irá comprar os cliques das pessoas interessadas no seu produto e terá o retorno imediato, medido pelo seu volume de vendas para os produtos anunciados.


Agora se você vende um produto ou uma categoria de produtos que são a parte principal do seu mix e quer ficar à frente das outras empresas, a melhor escolha é fazer SEO para estes produtos, pois você estará sempre nos primeiros resultados da busca orgânica, dando mais credibilidade para você.


Vamos estudar as vantagens principais de cada tipo de busca, para que você possa, ao contatar uma agência especializada, já ter em mente o que você quer fazer para divulgar a sua loja virtual, seu site, produtos ou serviços.


VANTAGENS DE CADA TIPO DE BUSCA


Custo


O custo para aparecer nas buscas pagas é, obviamente, o quanto que você está disposto a pagar por cada clique que você quer receber para uma determinada palavra-chave. O custo de cada palavra-chave varia conforme diversos parâmetros, mas o principal deles é a concorrência para cada palavra-chave.


Já o custo para o SEO varia conforme a quantidade e a frequência de conteúdo necessário para rankear na busca para as palavras-chave de que você precisa. Essa estratégia também leva em conta a competição para cada nicho, mas efetivamente irá depender da qualidade do conteúdo produzido.


Você mesmo poderá produzir esse conteúdo, mas recomendamos sempre que confie essa tarefa a um profissional da produção de conteúdo, que irá fazer a pesquisa de nicho e audiência para criar um conteúdo altamente segmentado e ao mesmo tempo otimizado para a busca.


Permanência Nos Resultados


No AdWords, quando você para de pagar, seus anúncios somem da página de resultados. Da mesma forma, se o seu limite de gasto diário é atingido, seus anúncios serão pausados até o dia seguinte – se ainda tiver saldo na conta.


Já o SEO é permanente: ninguém irá desligar as páginas de conteúdo que você colocar no seu site.


As únicas formas de você perder rankings é se o seu site ou páginas estiverem fora do ar, seu site for penalizado pelo Google (veja nosso artigo sobre as melhores práticas conforme o Google), ou se os seus concorrentes conseguirem passar à sua frente. Caso isso aconteça, informe a empresa responsável pelo seu SEO para que sua posição seja retomada.


Mais ou Menos Credibilidade


Você confia mais em quem apareceu no Google por que tem um bom conteúdo, ou em quem pagou para aparecer? Embora a busca paga ajude a aumentar a visibilidade da sua marca, se você só utilizar este canal poderá reduzir a sua própria credibilidade.


De forma geral, as pessoas confiam muito mais nos resultados orgânicos do que nos pagos. A busca paga recebe apenas entre 7% a 10% dos cliques, por isso é difícil ter um bom volume de cliques para os nichos.


Por isso é importante entender que o SEO pode até ter um custo inicial maior, mas é sustentável: garantirá a permanência da sua empresa nos resultados do Google por muito tempo. Se a sua empresa ficar semprerankeando para várias palavras-chave no mesmo nicho, os usuários entenderão que a sua empresa é uma especialista no assunto, uma autoridade. Isso cria mais credibilidade.


Apareça em Primeiro Lugar das Buscas Pagas


Para ficar em primeiro lugar no AdWords, basta pagar o maior valor por clique (CPC) para cada palavra-chave que você desejar. Essa medida de forma isolada fará com que você gaste demais o seu orçamento, por isso verifique se a sua agência também otimiza as campanhas. É possível otimizar o seu orçamento para garantir que você sempre fique nas 2 primeiras posições.


Existem uma série de medidas para otimizar os seu gasto com o Google AdWords e assim gastar melhor o seu orçamento diário.


Apareça em Primeiro Lugar das Buscas Orgânicas


Aí já não é tão simples, especialmente se houver uma forte concorrência para as suas palavras-chave. Entende-se por uma forte concorrência nas buscas orgânicas quando existem muitos competidores utilizando técnicas de SEO, tornando o trabalho de SEO para o seu site bem mais extenso e intensificado, se você quer ultrapassá-los.


O que interessa aqui é criar um conteúdo esteja, ao mesmo tempo, otimizado para as buscas e extremamente relevante para o usuário. A experiência do usuário é um fator importantíssimo para as suas posições no Google, por isso seu conteúdo deverá trazer informações para o usuário, ser fácil de ler, ter links internos, uma boa navegação. Trate bem o usuário, e você será bem recompensado pelo Google.


Utilize uma Estratégia Integrada


Para otimizar seus custos e equilibrar a sua visibilidade tanto na busca orgânica quanto na busca paga, o ideal mesmo é integrar as duas estratégiasutilizando ao mesmo tempo o SEO e o AdWords.


As estratégias de Marketing para o Google funcionam melhor quando você aparece na busca orgânica e também na busca paga. Você poderá usar o mesmo conteúdo que fez no SEO para redirecionar os cliques do AdWords,utilizando melhor o custo de produção de conteúdo para o SEO e dará a esse conteúdo uma visibilidade instantânea, o que irá favorecer o seu ranking orgânico.



CONCLUSÃO


Aparecer em 1º no Google não é tão simples para determinados segmentos de mercado, por isso é fundamental ter um parceiro especializado em buscas, que saiba integrar as duas estratégias para que você tenha o máximo de visibilidade com o mínimo de gasto.



Como ser o primeiro nas buscas do Google!

Nenhum comentário:

Postar um comentário