Se você já é leitor do nosso blog, sabe o quanto o Google é importante para o marketing digital. Você já deve ter ouvido falar aqui que as buscas no Google são, na verdade, os desejos das pessoas convertidos em palavras. Para exemplificar isso, vamos supor que muitas buscas por iPad 2 estão acontecendo no Google, neste momento. Isso significa que muitas pessoas querem obter mais informações sobre o iPad 2, ver as diferenças entre a versão 1 e 2, etc. A conseqüência disso é que muitas pessoas querem ter um iPad 2. O Google nada mais é do que um gigante repositório de desejos da humanidade. Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como se aproveitar deste repositório de desejos e identificar tendências e oportunidades para seu negócio. Não é uma tarefa muito rápida, porém pode lhe trazer alguns insights interessantes.
Ferramenta de Palavra-Chave
O artigo Explorando a ferramenta de palavra-chave é uma espécie de manual desta ferramenta. Se você nunca a utilizou ou não a conhece muito bem, recomendo a sua leitura antes de prosseguir. Aferramenta de palavra-chave é muito utilizada em campanhas de otimização de sites (SEO) e links patrocinados, para verificar como as pessoas fazem as buscas no Google. Ela exibe a quantidade de buscas por palavra-chave, concorrência, tendências de buscas, etc. A coluna Tendências de pesquisas locais é a que mais será utilizada neste artigo, para identificar oportunidades de negócio.
Bem, vamos colocar a mão na massa. Primeiro acesse a Ferramenta de palavra-chave através do link:https://adwords.google.com.br/select/KeywordToolExternal; faça o login no Google e vamos começar a detectar oportunidades para nosso negócio.
Primeiro, selecione a opção de correspondência Exata; marque para exibir a coluna Tendências de pesquisas locais e ordene pela coluna Pesquisas locais mensais. Todos estes procedimentos estão no post Explorando a ferramenta de palavra-chave. Agora, digite uma ou mais palavras-chave (uma em cada linha) relacionadas ao seu negócio. Por exemplo: se você vende peças para carros, digite “auto peças”, “peças para carro”, “peças de carro”, “peças para automóvel”, etc. Depois clique no botãoPesquisar.
Para analisar os resultados, você deverá considerar duas colunas. Primeiro, a coluna de Pesquisas locais mensais pois, por meio dela, é possível verificar qual é a quantidade de buscas para uma determinada palavra-chave. Dessa forma, é possível identificar se alguma peça de carro específica tem maior procura do que outra, por exemplo, e assim adequar o seu negócio para esta nova demanda, caso você não tivesse esta informação ainda.Já a coluna Tendências de pesquisas locais exibe a variação das buscas, ou seja, se há um aumento das buscas, o gráfico irá crescer, conforme abaixo:
Para exemplificar, utilizamos a palavra-chave “móveis para casa”. Com esta busca, observamos que as palavras-chave: “banquetas em promoção”, “móveis planejados”, “móveis para casa pequena”, “cadeiras para cozinha”, “móveis planejados para apartamentos pequenos”, entre outras, estão em crescimento (aumentando a procura). Se observarmos, a maioria das tendências está em móveis planejados para casa e apartamentos pequenos. Para relacionar isso ao mundo real, podemos utilizar a seguinte teoria: há um crescimento exorbitante da classe C em adquirir novos produtos e serviços e, pelo menos em São Paulo, os espaços para morar estão cada vez mais caros e menores. Isso acaba forçando as pessoas a adquirirem casas e apartamentos pequenos. Como isso, móveis planejados são mais práticos e ocupam menos espaço. Então, se você tem uma loja de móveis e não vende esse tipo de mobiliaria, comece a pensar nisso, pois pode ser uma oportunidade de negócio.
Uma opção interessante é observar a tendência de pesquisa e a quantidade de buscas pelo nome dos concorrentes. Nesta nossa pesquisa por “móveis para casa”, observamos diversos nomes de empresas, umas em crescimento, outras em declínio.
É importante observar também, que os meses de Janeiro e Fevereiro, geralmente são “fracos” para diversos negócios e isso também influência as buscas. Então, se a palavra-chave possui um baixo volume de buscas nos meses de Janeiro e Fevereiro, um alto volume em Março e depois uma estabilidade, este fato em geral não é considerado uma tendência ou oportunidade de negócio.
Palavras com baixo volume de buscas (menor que 60) devem ser desconsideradas da análise.
Google Suggest
O Google Suggest foi criado para auxiliar as pessoas a fazerem suas buscas. Ele sugere termos conforme as palavras são digitadas no campo de busca. Observe a figura abaixo:
Mas em que isso é importante para identificar oportunidades de negócio? É importante porque o que é exibido como sugestão de pesquisa é o que mais está sendo procurado nos últimos meses e o que tem maior volume de buscas. Por exemplo: na figura acima, podemos ver que “carros usados” é um dos termos mais buscados atualmente e que tem maior número de buscas frente a “carros 2” ou “carros antigos”.
Utilize este recurso para fazer buscas com palavras relacionadas ao seu negócio, e descubra quais são os termos mais buscados atualmente. Se quiser, coloque depois as palavras encontradas naFerramenta de palavra-chave para ter uma análise mais detalhada.
Temos também, como opção de análise, a ferramenta Google Insights, mas esta ficará para um próximo artigo.
Conclusão
É evidente que uma pesquisa mais aprofundada faz-se necessária para confirmar os dados obtidos nestas ferramentas, porém este pode ser um importante passo para melhorar o desempenho da sua empresa e identificar novas oportunidades de negócio. Lembre-se que planejamento estratégico é essencial para o crescimento da empresa e ficar atento a novas oportunidades de negócio faz parte deste planejamento.
Sugiro fazer o download das palavras encontradas na Ferramenta de palavra-chave e analisá-las mais detalhadamente no Excel.
Identifique bons negócios pelo Google!
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