egundo a consultora de gestão visual, Rosana Eilert, oferecer qualidade, mix de produtos, bom preço e atendimento passou a ser obrigação. “As empresas começaram a perceber que precisam ter outros pontos para atrair e fidelizar o cliente e, além disso, marcar muito a imagem junto ao consumidor”.
Rosana destaca dois pontos para qualquer tipo de negócio: a iluminação e cores. “A iluminação pode melhorar, eu diria que 80%, a venda do teu produto e a valorização dele e a cor adequada também”, aponta.
A organização do espaço deve ser feita para atrair o máximo de clientes possível e de forma que eles se sintam confortáveis. Mas o mais importante é atender ao perfil do seu público-alvo.
Fique atento a esses * dicas e mude o layout da sua loja para fortalecer a sua marca e aumentar as vendas.
1- Distribuição do espaço
Geralmente, as mercadorias que vendem mais devem ocupar mais espaço dentro da loja. Se determinado produto representa 30% das vendas, é coerente que ele também ocupe cerca de 30% da área de exposição. Por outro lado, produtos de alta lucratividade ocupam espaços mais nobres e de maior destaque.
2- Iluminação
A iluminação pode valorizar o ambiente e destacar certas mercadorias. Os alimentos, por exemplo, são valorizados pela luz incandescente, que é levemente amarelada. A luz fria, em geral mais esbranquiçada, deixa os alimentos arroxeados, mas podem ser úteis em locais pequenos e sem ventilação. Ouça aqui mais dicas de como usar a luz para conquistar o seu cliente.
3- Cores
As cores devem ser utilizadas para comunicar a identidade da loja, e não o seu gosto pessoal.
4- Fachada
A fachada da loja é um dos mais importantes elementos da comunicação visual. Portanto, ela deve ter impacto. Utilize cores e materiais que realcem seu conceito e posicionamento.
5- Vitrines
A vitrine deve induzir o cliente a entrar na loja em um curto espaço de tempo. Por isso, ela deve ser convidativa e estimulante. O ideal é que seja renovada a cada semana e que seja temática: se for uma liquidação, isso deve ficar claro para o pedestre; se for verão, coloque elementos que lembrem o sol e a praia para ambientar as mercadorias – que devem estar em destaque na loja.
6- Som
Lojas silenciosas intimidam os clientes. Mas o tipo de música depende do público-alvo e do posicionamento de sua loja. Não deixe os funcionários decidam que música vai ser tocada ali, pois nem sempre o gosto deles é compatível com o ambiente que a loja pede. Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e confira a entrevista sobre Marketing Sonoro na Estacão Sebrae Rádio Web.
7- Cheiro
Ambientes com cheio agradável sempre deixam boa lembrança nos clientes e funcionam como um atrativo a mais de sua loja. Quem não gosta do cheiro de lavanda de uma loja de roupas, por exemplo?
* Dicas do Livro: “Boas vendas! como vender mais e melhor no varejo” de Alexandre Ayres, uma parceria entre o Sebrae e o canal Futura
Melhore o Layout da sua loja!
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