quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Aprenda a calcular quanto vale seu negocio!

ValorInvest_Fevereiro_Web


É necessário ter uma ideia de valor da sua startup ou negócio no mercado para a hora de negociar com um possível investidor. E o modo de fazer isso não é muito fácil e nem é uma ciência exata. Valuation, nome dado ao processo de avaliação, abrange técnicas, argumentos e fatores que vão além de cálculos matemáticos. Ele dependente de um bom entendimento entre investidor e startup. É importante que o empreendedor, ainda que não tenha em mente a venda ou fusão de sua empresa, aprenda como definir o valor dela.


Apesar do desafio, existem métodos e dicas que facilitam o difícil processo de definir o valor de sua startup. Yuri Gitahy, investidor anjo e fundador da Aceleradora, apresenta alguns deles:


Leitura 

“Leia alguns livros sobre o tema, como ‘Venture Deals’, de Brad Feld, que ajuda muito a entender os pequenos detalhes e conceitos não só no valuation, mas na negociação do investimento como um todo”, diz.


Auxílio dos profissionais adequados 

“O melhor não é ter um consultor para valuation, mas mentores e anjos envolvidos no projeto que o ajudem a chegar em um valor que o deixe confortável”, explica Gitahy.


Técnica do FCD – Fluxo de Caixa Descontado 

Este é o método mais aceito em valuation formal. Nele, a empresa projeta um futuro estimado de cinco anos (o período mais comum) e traz os fluxos de caixa para o valor presente, determinando o retorno sobre o investimento e considerando o custo de oportunidade do investidor. “Em outras palavras, o FCD ajuda o investidor a entender quanto aquele negócio projetado no futuro vale no presente, e como ele se compara com o retorno das suas outras opções de investimento”, afirma o especialista.


Técnica de múltiplos em diversas bases 

Encontre empresas de referência com valuation conhecido, e estime quantos múltiplos acima ou abaixo a sua startup está. Por exemplo: em uma reportagem foi dito que a empresa X (que atua no mesmo segmento que o seu) foi vendida e que cada usuário valeu R$ 2 na negociação. Então, multiplique R$ 2 pelo número de usuários da sua startup e o resultado pode ser o valor do seu negócio.


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Aprenda a calcular quanto vale seu negocio!

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